Kyūshojutsu

O Kyūshojutsu (em kanji: 急所術; em hiragana: きゅうしょじゅつ) que em tradução livre do japonês significa “Luta de 1 segundo" ou “a arte dos pontos vitais" é uma das especializações do Sisema Shinobi Keiko Kai de Arte Marcial. O termo se refere ao conhecimento compartilhado por vários estilos de luta japonesa a respeito de como atacar os pontos de pressão nas áreas sensíveis do corpo do adversário. É em base, acertar um ponto vital fixo no corpo humano, e este pode perder os movimentos de alguma parte referente ao corpo, em alguns pontos principais, a vítima pode chegar a desmaiar fácilmente. Estão intimamente relcionadas com as técnicas de atemi waza

A disciplina desenvolveu-se como um derivado dos estudos de acupuntura, assim como se descobriram quais pontos influenciavam positivamente no fluxo da energia corporal, pontos que influenciavam negativamente também foram mapeados e, bem assim, pontos que desestabilizam um adversário numa luta.

No caratê, por exemplo, as técnicas de golpes sobre pontos de pressão estão insertas nos níveis de bunkai (aplicação prática dos katas) mais avançados, estando presentes em cada kata, desde o mais básico. Era também treinado em várias escolas de jujutsu.


Durante a semana de 13 a 19 de abril de 2014 as atividades estrão focados para treino dessa especialização. Não Percam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário